segunda-feira, 14 de julho de 2014

Expo Itaguai 2014

Parabéns a todos os alunos participantes do COLÉGIO ESTADUAL PIRANEMA! Levaram o nome de nossa escola e a visão do projeto a milhares de pessoas.
DURANTE OS DIAS 02 A 06 DE JULHO, APRESENTAMOS COM EXTREMA COMPETÊNCIA O PROJETO A MILHARES DE PESSOAS QUE VISITARAM NOSSO STAND E CONHECERAM A FORMA COMO REAPROVEITAMOS A ÁGUA DA CHUVA E DEPOIS A BOMBEAMOS ATÉ O DESTINO. O Preparo:

sábado, 31 de maio de 2014

Ganhador do Netbook

O ganhador do meu, agora ex Netbook foi o Paginho, amigo da aluna Soraia Carolina da turma 2001. Obrigado a todos que de forma direta ou indireta me ajudaram a tornar o Projeto uma realidade na nossa escola.

domingo, 4 de maio de 2014

O Projeto

O Projeto “Para Mudar, Basta Pedalar” visa mostrar de maneira prática e sustentável como o ato em pedalar uma bicicleta pode mudar a vida de uma comunidade inteira. Através de uma modificação feita numa bomba de rosário a água proveniente da chuva será utilizada na horta escolar, nos banheiros e demais áreas da escola sem qualquer uso de energia elétrica. Essa atitude mudará a forma de agir e pensar dos alunos quanto ao uso racional da água e os valores que norteiam sustentabilidade. Segundo a Lei Nº 9.795 de 27 de abril de 1999, a Educação Ambiental tornou-se um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. A educação ambiental tenta despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente. Ela tenta superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. A educação ambiental é a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa têm a tomada de consciência de sua realidade, partindo da visão local ao global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas. Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para a transformação do seu ambiente de vivência, tirando-o de mero espectador propondo estratégias que estimulem a criatividade e a vontade de aprender. Segundo Mauro Guimarães em sua obra - A Dimensão Ambiental na Educação – “A educação ambiental é um campo de conhecimento em construção e que se desenvolve na prática cotidiana dos que realizam o processo educativo”. Dessa forma o projeto objetiva incentivar os alunos, familiares e a comunidade para a importância da preservação da água e do destino correto do lixo através da reciclagem.

sexta-feira, 2 de maio de 2014